Você sabe fazer o exame preventivo de câncer de mama?
No Brasil, o que mais mata as mulheres na faixa etária entre 40 e 69 anos é o câncer de mama e infelizmente, nas últimas duas décadas, a taxa de mortalidade aumentou cerca de 68%.
E você? Realiza o auto-exame todos os meses? Faz anualmente a mamografia?
Saiba que aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao palpar suas mamas. Mas muitos deles já estão em estágio avançado e o tratamento passa a não ser tão fácil e tão preciso.
O ideal seria que todas as mulheres a partir do 40 anos, realizassem a mamografia anualmente e mais precocemente em caso da existência de um caso de câncer de mama em mãe ou irmã (antecedente familiar de primeiro grau).
O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos), mas podem aparecer nódulos benignos em outras faixas etárias que precisam ser tratados.
Existem alguns fatores de risco que devem ser considerados:
- Histórico familiar especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade;
- Avanço da idade;
- Menarca precoce (antes do 11 anos de idade) ou menopausa tardia (após os 50 anos de idade);
- Gravidez após os 30 anos;
- Não ter filhos;
- Ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada;
- Exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 35 anos.
Estando ou não dentro dos fatores de risco, é importante que a mulher vá ao ginecologista pelo menos 1 vez ao ano, faça o auto– exame uma vez ao mês e não tenha medo da mamografia!
O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita perceber qualquer mudança ou alteração, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.
Dicas:
- O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação;
- Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias;
- A freqüência com que se faz o exame torna mais fácil notar qualquer modificação nas mamas de um mês para o outro.
Técnica para realizar o auto-exame de mamas:
- Fique de pé diante do espelho com os braços levantados e verifique qualquer alteração, inchaço ou mudança da coloração.
- Pressione o mamilo suavemente e veja se dá saída a qualquer líquido.
- Palpação de pé: deslize as mãos sobre as mamas. Com os dedos unidos, use a mão direita para apalpar a mama esquerda e a mão esquerda para a direita. Procure caroços, alterações de consistência, secreções, ou saliências. Palpe também a axila e o pescoço.
- Palpação deitada: Deitada, coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Inverta o procedimento para examinar o outro lado.
- Apalpe toda a mama através de suave pressão sobre a pele com movimentos circulares.
Cuide-se!
Até mais!