Fale conosco: 11 3672.6398

Você sabe fazer o exame preventivo de câncer de mama?

Você sabe fazer o exame preventivo de câncer de mama?

Posted by on set 3, 2015 in Blog

No Brasil, o que mais mata as mulheres na faixa etária entre 40 e 69 anos é o câncer de mama e infelizmente, nas últimas duas décadas, a taxa de mortalidade aumentou cerca de 68%.

E você? Realiza o auto-exame todos os meses? Faz anualmente a mamografia?

Saiba que aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao palpar suas mamas. Mas muitos deles já estão em estágio avançado e o tratamento passa a não ser tão fácil e tão preciso.

O ideal seria que todas as mulheres a partir do 40 anos, realizassem a mamografia anualmente e mais precocemente em caso da existência de um caso de câncer de mama em mãe ou irmã (antecedente familiar de primeiro grau).

O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos), mas podem aparecer nódulos benignos em outras faixas etárias que precisam ser tratados.

Existem alguns fatores de risco que devem ser considerados:

  • Histórico familiar especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade;
  • Avanço da idade;
  • Menarca precoce (antes do 11 anos de idade) ou menopausa tardia (após os 50 anos de idade);
  • Gravidez após os 30 anos;
  • Não ter filhos;
  • Ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada;
  • Exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 35 anos.

Estando ou não dentro dos fatores de risco, é importante que a mulher vá ao ginecologista pelo menos 1 vez ao ano, faça o auto– exame uma vez ao mês e não tenha medo da mamografia!

O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita perceber qualquer mudança ou alteração, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.

Dicas:

  • O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação;
  • Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias;
  • A freqüência com que se faz o exame torna mais fácil notar qualquer modificação nas mamas de um mês para o outro.

Técnica para realizar o auto-exame de mamas:

  1. Fique de pé diante do espelho com os braços levantados e verifique qualquer alteração, inchaço ou mudança da coloração.
  2. Pressione o mamilo suavemente e veja se dá saída a qualquer líquido.
  3. Palpação de pé: deslize as mãos sobre as mamas. Com os dedos unidos, use a mão direita para apalpar a mama esquerda e a mão esquerda para a direita. Procure caroços, alterações de consistência, secreções, ou saliências. Palpe também a axila e o pescoço.
  4. Palpação deitada: Deitada, coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Inverta o procedimento para examinar o outro lado.
  5. Apalpe toda a mama através de suave pressão sobre a pele com movimentos circulares.

Cuide-se!

Até mais!

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *