Fale conosco: 11 3672.6398

Sinalização de Segurança nas praias

Sinalização de Segurança nas praias

Posted by on set 3, 2015 in Blog

Verão, férias, calor, muito sol. Essa combinação é perfeita para um delicioso banho de mar, não é?

Claro que sim, mas mesmo com todas essas tentações, é importante, muito importante, antes de entrar no mar, ficar atento à sinalização de segurança da praia que você está.

Desde 2010, o corpo de bombeiro de muitas cidades litorâneas de todo o pais vem utilizando bandeiras coloridas para sinalizar as condições do mar, indicar pontos seguros e inseguros para banho, além de delimitar a área vigiada pelos guarda-vidas.

A nova sinalização segue padrões internacionais e tem como objetivo criar um padrão nas praias brasileiras, para que os banhistas de outros estados e de outros países não tenham problemas na identificação das orientações.

Fique de olho na sinalização e suas orientações. Obedeça tudo direitinho e volte pra casa em segurança!

A bandeira vermelha representa PERIGO. Ela é içada na presença de correntes marítimas muito fortes, forte arrebentação, presença de tubarões ou devido á poluição ou presença de toxinas no areal ou no mar. EVITE ENTRAR NA ÁGUA!

A bandeira Amarela significa mar ruim. Esta bandeira é usada no caso de correntes marítimas fortes. Por isso, aconselha-se NÃO NADAR.

A bandeira verde significa que o mar está liberado para o banho dentro das normas de segurança e recomendações para o local.

Há ainda a sinalização das bandeiras amarelas e vermelhas sobrepostas. Essa prática indica que o local é acompanhado por guarda-vidas. E também a colocação de duas bandeiras vermelhas juntas, que significa a interdição daquela praia.

As bandeiras são colocadas ao longo das praias e também em frente aos postos de guarda-vidas. Todas as manhãs, os guarda-vidas fazem o reconhecimento dessas áreas e levam em consideração vários fatores, como as correntes, por exemplo, que não são visíveis da areia.

Abaixo algumas orientações do corpo de bombeiros:

  • Na praia, procure sempre nadar próximo de um posto de guarda-vidas.
  • Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para banho.
  • Atenção com crianças, mesmo quando o guarda-vidas estiver por perto.
  • Nade longe de pedras, estacas, piers ou embarcações.
  • Evite ingerir bebidas alcoólicas antes do banho de mar.
  • A maioria dos que se afogam sabem nadar e julgam conhecer o local onde nadam. Não subestime os riscos no mar.
  • Cuidado com valas (buracos extensos). Esses locais aparentam falsa calmaria que podem puxar mar adentro.

Até a próxima!

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *