Fale conosco: 11 3672.6398

Cuidado com a hidratação das crianças no calor!

Cuidado com a hidratação das crianças no calor!

Posted by on set 3, 2015 in Blog

A gente sabe, todo mundo sabe! No verão, é importante ficar mais alerta para a quantidade de líquidos que ingerimos, e essa atenção deve ser redobrada com as crianças!

A recomendação médica é de que os adultos bebam até 2 litros de líquidos por dia. No verão, essa média sobe para 2,5 a 3 litros. As crianças maiores, devem consumir de 1,5 a 2 litros em outras épocas, e no verão passar para 3 litros, como um adulto.

As melhores bebidas são a água mineral ou água de coco, que são ricas em sais minerais, e os sucos de frutas que devem ser feitos na hora para não perder os nutrientes. Outra opção são os chás. Dê preferência para os brancos e verdes. O chá mate também é ótimo para hidratar, mas não possui propriedades oxidantes, que são responsáveis por melhorar a aparência da pele.

Os chás pretos e de mate, não devem ser consumidos perto das refeições, pois eles dificultam a absorção de ferro dos alimentos pelo organismo.

Principalmente para as crianças menores, prefira os chás naturais de camomila, erva-doce e cidreira, pois os industrializados possuem adoçantes e conservantes.

Para as crianças de até 6 meses, o leite materno é o suficiente para nutrir o bebê de tudo que ele precisa.

Outra opção, ainda melhor, é deixar a criança comer as frutas. Elas vão nutrir os pequenos com nutrientes e sais minerais além de hidratar!

As crianças desidratam muito rápido, pois a superfície de perda de água é grande em relação à massa corpórea. Então, é importante que os pais supervisionem a ingestão de líquidos de seus filhos, principalmente em dias de muito calor e sol forte.

No caso das crianças mais velhas, além de atender aos pedidos de água, os pais também devem oferecer a cada 60 minutos em média algum tipo de líquido. A criança pode estar envolvida na brincadeira e não querer parar, mas esse é o caso de insistir e explicar a necessidade de parar e beber ou comer algo.

Para as crianças menores, que ainda não falam, os cuidados são triplicados. Fique atenta se a criança está mamando corretamente, se não está ‘molinha’, quietinha, com a boca seca ou com a saliva espessa. Olhe também a moleira e observe se o xixi não está escuro. Tudo isso é indicativo de desidratação e as mais intensas pode levar à febre alta.

Outra coisa importante são as roupas. Prefira vestir as crianças com roupas leves e de tecido natural.

Fique de olho aberto!

Até mais!

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *